Projetos de extensão
Para mais detalhes, sobre os projetos, favor entrar em contato com os docentes responsáveis.
Adicionalmente, segundo apontado, novos Projetos e iniciativas podem ser apresentadas diretamente à Comissão de Pesquisa e Extensão da FCT e/ou sugeridas em conjunto com outros docentes da Faculdade.
Projetos em Andamento
Título do Projeto: Dmóvel: Ferramenta móvel para fomento à autonomia de PcDs - 2021
Edital: NavegaSaberes/2021
Coordenador: (zampolo@ufpa.br) Ronaldo de Freitas Zampolo
Resumo:
O Estatuto da Pessoa com Deficiência (EPD), em seu Art. 13, declara que “Todo ser humano tem direito à vida e o Estado adotará as medidas necessárias para assegurar seu efetivo exercício pela pessoa com deficiência (PcD), em base de igualdade com os demais.” A geração de ações que contribuam para o indicado pelo EPD inclui o ambiente multidisciplinar das instituições de ensino superior. Pensando neste desafio, sobretudo na região amazônica, surgiu
este projeto. Iniciado no ano de 2020, esta proposta objetiva o desenvolvimento de uma plataforma móvel, gratuita, que permitirá acesso rápido e fácil a informações sobre a rede de serviços de apoio à PcD nas áreas de saúde, educação, lazer, cultura e espaços públicos em geral. A materialização do projeto se efetiva através do desenvolvimento de um aplicativo que permitirá a avaliação e a classificação, por parte do próprio usuário (PcD ou não), de serviços e espaços, naqueles aspectos de interesse para o público PcD, tais como acessibilidade, e presença de barreiras de comunicação. As informações geradas de forma colaborativa são armazenadas em um banco de dados, que poderá auxiliar gestores governamentais, atores sociais e políticos, bem como estudiosos, interessados na definição de políticas e ações em saúde, educação e lazer voltadas para PcD. Os resultados esperados incluem maior facilidade no acesso à informação e na rapidez na atualização de dados relacionados com a saúde, educação e lazer de PcD; incremento da autonomia e melhoria na qualidade de vida do público alvo do projeto; e a disponibilidade de informações indutivas de melhores políticas públicas voltadas para o público PcD.
Título do Projeto: Tecnologias de apoio à reabilitação: implementação de sistemas para análise de marcha 2021
Edital: PIBEX/2021
Coordenador: (zampolo@ufpa.br) Ronaldo de Freitas Zampolo
Resumo:
O desenvolvimento de sistemas de apoio a pessoas com deficiência (PCD) passa pela formação de equipes interdisciplinares com capacitação específica. Além da carência de profissionais especializados, o acesso a muitos desses sistemas é difícil para uma parcela importante do universo de PCDs de Belém, face à realidade socio-econômica. Este texto propõe, em parceria com o Abrigo Especial Calabriano, a renovação de projeto sobre o desenvolvimento de soluções para melhorar a qualidade de vida, inclusão, e cidadania da PCD. Enfatiza-se a implementação de sistemas de processamento de vídeo para análise de marcha. O projeto envolverá alunos e docentes da Faculdade de Engenharia da Computação e Telecomunicações, bem como de outras subunidades, e profissionais de reabilitação do Abrigo. Os alunos integrarão grupos de desenvolvimento, cujas soluções serão avaliadas pela instituição parceira. Dentre os resultados esperados, destacamos: melhoria da formação técnica e humanística dos alunos, consolidação de parcerias, transferência de conhecimento à sociedade, fomento de novas áreas de pesquisa, e inserção de novos conteúdos nas disciplinas de graduação.
Título do Projeto: Viva! Universidade 2021
Edital: PIBEX/2021
Coordenador: Agostinho Luiz da Silva Castro (agcastro@ufpa.br)
Resumo:
O recente cenário pandêmico fez emergir diversos problemas associados não só à saúde mas também a todos os setores da sociedade. Neste contexto, o projeto “Viva! Universidade" reinventa-se e propõe novas atividades para a manutenção do desenvolvimento humano. Usando a tecnologia da informação o projeto pretende continuar a: criar elementos motivadores para a inclusão digital (social), combater a interrupção do percurso escolar de alunos, promover ações de extensão para os cursos de Engenharia da Computação e Telecomunicações e, em tempos de distanciamento social, promover o exercício das habilidades cognitivas de estudantes da rede pública. Sendo assim, o projeto propõe uma aproximação ao seu público-alvo através da produção de vídeos aula e disponibilização em plataformas de compartilhamento de conteúdo. Treinamentos presenciais passam a contar com versões remotas de cursos, como: de redes e manutenção de computadores, de produção de material multimídia, de lógica/programação e palestras na área de Inteligência Computacional. Para além da disponibilização de cursos na forma remota, que considerará as condições socioeconômicas e de acesso à internet do público envolvido, o projeto prevê o estímulo das habilidades cognitivas dos estudantes que, em tempos de distanciamento social, precisam ser trabalhadas. O projeto pretende usar os cursos que, transformados em vídeos de curta duração, terão, para além de conteúdo técnico, características interativas que acontecerão através de desafios, sugeridos nos vídeos, e CHATBOTs. O projeto propõe, como motivação para o estudo remoto, a emissão de certificados. Para tanto, os estudantes realizarão avaliações através de formulários online. A expectativa é a de criação de um cenário motivador para estudos (de não só ver vídeos).
Título do Projeto: Curso para o Desenvolvimento de Jogos Digitais
Edital: NavegaSaberes/2021
Coordenador: Marcos César da Rocha Seruffo (seruffo@ufpa.br)
Resumo:
A gamificação pode ser entendida como uso de mecanismos de jogabilidade para encorajar a adesão às aplicações ou comportamentos planejados. com o desenvolvimento de uma plataforma de gamificação, é possível promover engajamento responsável e sustentável de forma espontânea. Este projeto de extensão visa ensinar, para público interno e externo da ufpa, técnicas de linguagens de programação c# utilizando da plataforma unity com foco na criação de jogos e aplicativos em 2d, abordando o básico da lógica de programação com a linguagem c#. O projeto envolve docentes e discentes (FCT e NITAE) e abordará uma grande quantidade de assuntos de forma simples para que qualquer pessoa com pouco ou nenhum conhecimento de programação possa participar das aulas. Trata-se da oferta de cursos de extensão com metodologia interdisciplinar, contando com a inserção de conteúdos sobre lógica e tecnologia de programação. A proposta pretende contribuir com habilidades e competências lógicas e tecnológicas que os alunos do projeto irão desenvolver, assim, guiando e ajudando no campo profissional, além de poder usar estes conhecimentos em trabalhos acadêmicos.
Título do Projeto: Inclusão Social através da Inclusão Digital - XII / 2021
Edital: PIBEX/2021
Coordenador: Eduardo Coelho Cerqueira (cerqueira.ufpa@gmail.com)
Resumo:
O projeto inclusão social através da inclusão digital XII iniciará seu décimo segundo ano de atividade e tem como objetivo estimular, treinar e capacitar alunos do curso da engenharia da computação e telecomunicações, ciência da computação e/ou sistema de informação da Universidade Federal do Pará de forma a permitir que os mesmos ministrem cursos básicos e avançados para a comunidade carente participantes de infocentros/centros de inclusão social. As regiões atendidas pelo projeto possuem pessoas carentes e são consideradas áreas de vulnerabilidade. desta forma, este projeto pretende ajudar a trazer cidadania, respeito e incluir digitalmente membros das comunidades. este projeto também engloba a tarefa de manutenção de computadores em centros de inclusão digital e nos laboratórios da UFPA, bem como a capacitação de alunos da UFPA em cursos básicos e avançados na área de tecnologia de informação e comunicação (TIC), por exemplo, cursos da Huawei Academy. Além da sociedade em geral, este projeto busca formar formadores (agentes multiplicadores) que serão responsáveis por repassar o conhecimento adquirido para outros interessados. Outro estímulo será motivar os alunos e a população para o desenvolvimento de novos projetos, participação em feiras de ciência, eventos culturais e científicos, bem como motivar a troca de experiência entre a UFPA e a sociedade. além disso, o projeto visa promover ações de extensão para os alunos da UFPA em atividades curriculares de extensão, conforme previsto no PPC dos cursos da Faculdade de Engenharia da Computação e Telecomunicações (FCT).
Título do Projeto: Virtualização de redes 4G/5G comunitárias para inclusão digital na Amazônia.
Edital: PIBEX/2021
Coordenador: Aldebaro Barreto da Rocha Klautau Júnior (aldebaro@ufpa.br)
Resumo:
Este plano de trabalho busca aprimorar o sistema de telefonia celular de baixo custo implementado pelo projeto Celcom em comunidades rurais na Amazônia. o sistema iniciou com rede de telefonia de segunda geração (2G), e agora usa também tecnologias modernas de quarta (4G) e quinta (5G) gerações, além de rádios definidos por software (SDR). Mais especificamente, este plano prevê atividades para diminuição do custo de instalação e operação da rede usando-se o conceito de virtualização. O bolsista irá programar, testar e avaliar sistemas de comunicação de baixo custo baseados em tecnologia 4G e 5G. Nesse contexto, o bolsista irá aprender sobre o software openairinterface (oai), que é uma plataforma livre e de código aberto que implementa a rede 4G/LTE, através de seus módulos enodeb e o epc, além do software free5gc, que implementa o núcleo da rede. O oai requer mínimas
condições específicas para seu funcionamento e também permite um monitoramento completo da rede, incluindo os dispositivos móveis conectados, em tempo real. Dessa forma, o uso do oai, em conjunto com o free5gc, além de garantir um baixo custo proporciona também um vasto suporte, facilitando a sua implementação. A motivação para o projeto e este plano de trabalho aumentou com a pandemia, que enfatizou os abismos que há na população brasileira em termos de acesso à internet, por exemplo. busca-se aqui desenvolvermos tecnologia própria e repassarmos à sociedade, de forma a combater a exclusão digital na Amazônia.
Título do Projeto: Cursos de capacitação em mineração de dados para comunidade interna e externa da UFPA.
Edital: PIBEX/2021
Coordenador: Marcos César da Rocha Seruffo (seruffo@ufpa.br)
Resumo:
Este projeto visa ofertar capacitação a profissionais, técnicos, estudantes, professores e cidadãos de uma forma geral, por meio da oferta de cursos de mineração de dados, focando assim em atender à comunidade interna e externa à UFPA. A proposta é composta por professores da UFPA e da UERJ. Com este projeto em execução propomos orientá-los e capacitá-los para a gestão de informações estratégicas, a partir da coleta, exploração e manipulação de dados utilizando bases de dados reais de diversas áreas do conhecimento, permitindo a obtenção de insights e a extração de conhecimentos por meio de técnicasestatísticas, aprendizado de máquina - machine learning; e análise de dados utilizando bibliotecas para computação numérica e visualização com foco na análise de dados, utilizando conceitos importantes da inteligência artificial, ciência de dados e machine learning. A ciência de dados diz respeito a trabalhar com grandes volumes de dados, checando a veracidade, fazendo análises e descobrindo novas informações. Machine learning trata da classificação e/ou predição de resultados, gerando novos dados e informações através do aprendizado e análise de padrões a partir de dados históricos. Mostraremos durante os cursos como utilizar novas abordagens de aprendizado de máquina, visto que esses modelos têm sido muito abordados em todos os âmbitos de desenvolvimento e evolução de soluções, tratando conceitos importantes como a previsão e classificação dos dados. Espera-se com esta ação disseminar o conhecimento na área da inteligência artificial e despertar o interesse em desenvolver soluções em ambientes inter-disciplinares, contribuindo assim para o processo de tomada de decisão e melhorando a análise de dados em diversas áreas do conhecimento.
Título do Projeto: Desenvolvimento e capacitação em ferramentas de scrm (social customer relationship management) para futuras startups.
Edital: PIBEX/2021
Coordenador: Diego Lisboa Cardoso (diego@ufpa.br)
Resumo:
A indústria/mercado cada vez mais cobra dos profissionais recém-formados uma formação voltada à resolução de problemas reais e com os métodos e formalismos que necessitam as atividades realizadas nestas áreas. para alcançar este objetivo, a academia vem fazendo uso de técnicas de aprendizagem ativa, que visam realizar atividades interdisciplinas e integradas com o foco na formação acadêmica-profissional dos discentes. Neste sentido, o projeto proposto pretende inserir os alunos dos cursos de computação da UFPA em um ambiente acadêmico e de mercado para a realização de atividades de estudo e desenvolvimento de software voltados ao estudo do crm em ambientes de redes sociais. o social crm fornece novos serviços através da aplicação de mineração de dados nos dados das rso e mídias sociais, como análise de persona, identificação de sentimento e polaridade de opiniões dos consumidores, análise cultural e geográfica de consumidores, monitoramento e detecção de tendências e identificação de comunidades e influenciadores digitais. O bolsista desenvolverá um papel de apoio técnico-didático na formação acadêmica, proporcionando atividades práticas e teóricas, fornecimento de dados para pesquisa e atendimento a servidores, alunos e externos.
Projetos Encerrados
Este projeto tem por objetivo geral:
Intensificar e continuar a relação Universidade-Sociedade (Escola Pública) através da criação mecanismos de interação entre as mesmas, criando elementos para motivar e incentivar os alunos (universitário e do ensino médio).
Implementar as ações de extensão dos cursos de Engenharia da Computação e Engenharia de Telecomunicações através da formatação das atividades dos discentes do curso matriculados nas disciplinas atividades curriculares de extensão, conforme previsto nos PPCs dos cursos da FCT.
Reforço à formação humanística e comprometida socialmente dos discentes dos cursos de Engenharia da Computação e Engenharia de Telecomunicações.
Criação de cenários nas escolas de ensino médio para a percepção e desenvolvimento das habilidades dos alunos (Discentes da FCT e do ensino médio) relacionadas com as Tecnologias da Informação e Comunicação.
Criação de elementos motivadores que contribuam positivamente para a inclusão digital(social), que ajudem a combater a retenção e interrupção do percurso escolar de alunos de escolas públicas do ensino médio
Nome do Coordenador: Agostinho Luiz da Silva Castro
E-mail: agcastro@ufpa.br
Sistemas e tecnologias assistivas e de apoio à reabilitação: implementação de sistemas para análise de marcha
Este projeto propõe o desenvolvimento continuado, em parceria com instituições atuantes na Grande Belém, de soluções tecnológicas que tenham por objetivo a melhoria da qualidade de vida, inclusão e cidadania da PCD. Especi camente, este projeto se concentra na implementação de sistemas de eletromiogra a de superfície, análise de imagem, e plataforma de força, usados em sistemas de análise de marcha. Tal iniciativa envolverá alunos de graduação e docentes vinculados à Faculdade de Engenharia da Computação e Telecomunicações (FCT) do ITEC/UFPA, bem como pro ssionais das áreas de saúde e reabilitação atuantes nas instituições parceiras. Os discentes da FCT integrarão grupos de desenvolvimento ágil de soluções, as quais serão avaliadas pelos pro ssionais das instituições parceiras no tocante ao seu uso prático. Em termos de resultado, espera-se: melhoria da formação técnica e humanística dos alunos da FCT, consolidação e estabelecimento de parcerias, aplicação e transferência de conhecimento entre UFPA e sociedade civil, fomento de novas áreas de pesquisa e inserção de novos conteúdos nas disciplinas de graduação.
Nome do Coordenador: Ronaldo de Freitas Zampolo
E-mail: zampolo@ufpa.br
Engenharia, Design e Prototipagem de Produtos Eletrônicos
De forma geral, o objetivo é conceber metodologias e estudar ferramentas adequadas para projetos de acabamento de produtos eletrônicos voltados para o mercado e permitir permanente atualização das tecnologias emergentes. De forma específica, os objetivos são:
- Promover a interdisciplinaridade entre diferentes áreas do conhecimento.
- Desenvolver protótipos (forma e função) de dois produtos eletrônicos distintos.
- Estudar as tecnologias de projetos de placas de circuito impresso (PCI).
- Utilizar técnicas de design para prototipagem em 3D.
- Efetuar integração e testes das diversas partes que compõe um produto eletrônico (gabinete, PCI, fonte, cabos, conectores, baterias, teclados, botões, displays, etc), na forma de um único equipamento.
Nome do Coordenador: Adalbery Rodrigues Castro
E-mail: adalbery@ufpa.br
Programa Especial de Treinamento Inclusivo – PETi
O projeto PETi visa fortalecer o ensino de engenharia através de projetos técnicos com variados graus de dificuldade. Muitos dos projetos, além de contribuírem para o fomento do ensino, possuem caráter extensionista, auxiliando na resolução de um problema vivenciado na região. Dessa forma, o PETi também busca incentivar a pesquisa e combater as altas taxas de evasão dos cursos de engenharia..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
1) Palestras ao terceiro ano de escolas públicas e privadas explicando o que é a Engenharia de Computação e a Engenharia de Telecomunicações.
A ideia é explicar a alunos do terceiro ano de escolas públicas e privadas:
- o que fazem;
- possíveis locais de trabalho;
- quanto ganham;
- quais matérias mais difíceis na graduação;
- perfil desejável;
- principais dificuldades.
2) Palestras no IFPA e a ETEMB para ensinar conceitos básicos de modulação (QAM, QPSK) e antenas (diretividade, ganho, etc.) e a área de engenharia de Telecomunicações.
Nome do Coordenador: Lamartine Vilar de Souza
E-mail: lvsouza@ufpa.br
Integrando para o Bem-Estar e o Aprimoramento Social e Intelectual
O presente programa de extensão tem como proposta estimular a prática de extensão no ITEC de forma integrada, ampliada e alicerçada em bases sólidas, de modo a propiciar um ambiente prodigioso para formação de cidadãos conscientes do seu papel social. A ideia de utilizar um programa de extensão como estratégia de integração de conhecimentos, habilidades e potencialidades que se apresentam no ITEC com ampla diversidade, envolve a realização de atividades conjuntas que estimulem o estabelecimento de vínculos que venham a fortalecer o desenvolvimento não só da comunidade interna do ITEC, como também da comunidade externa da UFPA. Nesse sentido, um conjunto articulado de 02 linhas de ações faz parte desse programa como projetos vinculados, de modo que seu objetivo geral possa ser alcançado mais efetivamente: PROJETO 1. Laboratório de Desenvolvimento de Ideias ? LDI Despertar: Este projeto baseia-se na ação estratégica de prover cursos básicos para comunidade externa e interna com o objetivo de despertar no cidadão saberes para posteriormente serem implementados no projeto LDI-DV. PROJETO 2. Laboratório de Desenvolvimento de Ideias ? LDI Desenvolvimento: Ação estratégica para promover a construção de projeto mais elaborados, conhecimentos mais profundos na comunidade externa, provocando mudança no processo ensino-aprendizagem e estimulando a comunidade acadêmica interna e externa a fazer extensão no ITEC através da engenharia e da arquitetura aplicadas.Oficinas serão implementadas neste caso..
Nome do Coordenador: Jasmine Priscyla Leite de Araujo
E-mail: jasmine@ufpa.br
Redes Sociais